terça-feira, 9 de março de 2010

Caucaia tem 334.364 mil habitantes e apenas 1 Biblioteca Pública Municipal.

Como uma cidade com a magnitude de Caucaia e sua extensão territorial sobrevive com apenas uma Biblioteca Pública Municipal? A cidade precisa abandonar estes relapsos de atraso intelectual que acompanha há anos. Existe precariedade de obras obrigatórias para a formação intelectual da população estudante de Caucaia na biblioteca. O incentivo a leitura das crianças e jovens de Caucaia precisa ser intensificado (seja com a ajuda dos pais em casa ou com os professores da escola pública).
A pesquisa pública as fontes de leitura deve ser democratizado, e ser servida em ampla oferta. Uma cidade as beiras do intenso desenvolvimento industrial não pode ficar órfão de uma carente e única Biblioteca Pública Municipal. Esta extravagância no descuido com a leitura e livros se arrasta durante décadas. Causando um enorme prejuízo para a cidade e seus filhos.
O acervo da atual Biblioteca é raquítico. O tempo age sem escrúpulos com o mau uso das poucas obras que fazem parte do acervo de acesso público ao povo de Caucaia. O equipamento deveria ser uma extensão de pesquisa das escolas públicas de Caucaia. Mas, infelizmente não há incentivo à leitura (começando dentro das casas dos estudantes). Como a cidade é grande e carece de bibliotecas públicas nos bairros (pelo menos numa logística que desse suporte a toda população leitora de Caucaia seria necessário).
Uma das atribuições da Secretaria de Cultura e Lazer previstos em Lei é:
XIII. Organizar, manter e supervisionar a Biblioteca Pública Municipal;
.
Esperamos que o acervo que a Biblioteca possui um dia possa atender a todas as necessidades dos leitores e pesquisadores de Caucaia. Assim como o acesso possa ser democratizado nos bairros mais distantes do centro da cidade. E acima de tudo que nossos jovens, nossas crianças, nossa gente possa ler mais, aprender mais com os livros, possa gostar e se divertir lendo.
.
Para quem quer conhecer a Biblioteca Pública de Caucaia fica localizada:
.
Rua Presidente Getúlio Vargas, 635 - Caucaia - CE, 61600-000
(0xx)85 3342-8049‎

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe do Blog do Deuzinho recomenda:
Leia o post antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtue a imagem do Blog ou do Deuzinho Filho;
Pede-se apenas tolerância e bom-senso dos comentaristas;
Não vamos aceitar xingamentos, palavras de baixo calão ou ataques ofensivos de adversários políticos;
Não será tolerado nenhum tipo de ofensa, desrespeito, ou em desacordo com as regras do Blog ou algo do tipo: criticar os leitores ou falar mal do Deuzinho Filho (aqui, nem pensar!).
Se preferir use o e-mail:

verdeuzinho@gmail.com