quinta-feira, 4 de março de 2010

Infra-estrutura que não chega! E quando chega falta manutenção!


Caucaia é uma extensa cidade que cresce todos os dias para todos os lados. O desenvolvimento é pulsante seja com a ajuda da iniciativa privada ou de setores do Governo. Cidades cearenses do mesmo porte de Caucaia ou até de menor porte oferecem uma mínima infra-estrutura básica para que o progresso tome conta de toda a cidade.

Esta infra-estrutura básica é composta de iluminação pública, esgoto, calçamento ou asfalto nas novas ruas e avenidas dos bairros das cidades, além da coleta pública do lixo, equipamentos públicos como praças, bibliotecas, escolas, postos de saúde, hospitais, etc. Para não ficarmos no conjunto todo da infra-estrutura resolvemos focar a reflexão apenas nas ruas dos bairros de Caucaia e sua presente estrutura.


Em outras cidades cearenses a infra-estrutura básica chega primeiro para dar base ao desenvolvimento. Infelizmente em Caucaia os investimentos privados chegam primeiro e ficam eternamente esperando a boa ação da infra-estrutura básica do Governo Municipal. Bairros em sua grande parte precisam ter recapeamento de calçamento ou asfalto, além de esgoto. Há décadas ruas em distintos bairros esperam por este sonho. As ruas que tem pelo menos o calçamento (imagina as que têm asfalto!) devem passar temporariamente por manutenção, caso contrário fica igual às muitas ruas da Praia do Icaraí (chegando até a obstruir o trânsito por completo). Os buracos e crateras são outro exemplo de falha na manutenção das ruas e avenidas da Caucaia. Buraco que pode ocasionar acidente, como a cratera registrada pelo Blog do Deuzinho no Bairro do Itambé, herdado de administração para administração (chega a ser catastrófico a falta de zelo pela cidade). Para citar mais um caso a esquecida Munguba (parte pobre da Praia do Icaraí) se formou uma verdadeira cidade sem que nenhuma de suas ruas tenha pelo menos um calçamento.

Caso existisse a infra-estrutura básica pelo menos nas ruas que Caucaia já possui, o desenvolvimento em toda a área da cidade daria um impulso muito maior. Imagina se esta infra-estrutura chegasse antes mesmo dos empreendimentos privados se instalar? Em todos os bairros da cidade existem falhas, seja no litoral, no sertão ou no próprio centro da cidade. O município de Caucaia tem demanda por uma mínima infra-estrutura básica, mas corre no erro de décadas de tudo ficar parado para o desespero da população, e menosprezo de suas artérias que levam e trazem o pulsante desenvolvimento.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe do Blog do Deuzinho recomenda:
Leia o post antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtue a imagem do Blog ou do Deuzinho Filho;
Pede-se apenas tolerância e bom-senso dos comentaristas;
Não vamos aceitar xingamentos, palavras de baixo calão ou ataques ofensivos de adversários políticos;
Não será tolerado nenhum tipo de ofensa, desrespeito, ou em desacordo com as regras do Blog ou algo do tipo: criticar os leitores ou falar mal do Deuzinho Filho (aqui, nem pensar!).
Se preferir use o e-mail:

verdeuzinho@gmail.com