segunda-feira, 15 de março de 2010

Mistério desvendado do rio que corta a comunidade do Cipó em Caucaia: é crime ambiental!

O Caucaiense, admirador e leitor do Blog do Deuzinho o Mestre, Historiador, Pedagogo, Cezar Braga (residente em Caucaia), nós enviou uma mensagem que aprofunda a discussão, nós revela o motivo da poluição do Rio que banha a comunidade do Cipó em Caucaia. O Professor expõe também um alerta de que o desastre ambiental amplie ainda mais sua destruição na trajetória até a Barra Nova e Praias de Caucaia. Veja na íntegra seu email:
.
“O FITOPLANCTON responde pelas modificações ocasionadas nos corpos de água, já que estes são grandes indicadores da qualidade da água, pois qualquer alteração na ordem quali-quantitativa inviabiliza a água para alguns de seus usos. É o caso do rio da comunidade de Cipó em Caucaia. A alteração na composição do FITOPLANCTÔNICA afetou a biota do sistema, uma vez que as ALGAS são a base da cadeia trofica de um ambiente aquatico. Esta alteração (poluição e desordem dos seres microscopicos) se manifesta com o sinal esverdeado do leito do rio. Alem do perigo, pois os organismos unicelulares são capazes de produzir uma toxina que ataca o figado e o sistema nervoso por envenenamento. Agora cabe as autoridades de Caucaia resolverem rapidamente este problemas pois o mesmo pode ter um efeito dominó. Imaginem a Barra Nova interditada aos Caucaienses e aos turistas!”
.
É preciso uma ação mais enérgica do Instituto do Meio Ambiente do Município de Caucaia (IMAC). Nós do Blog do Deuzinho ficamos torcendo para que o problema da poluição no rio seja logo resolvido, e que aquele ambiente aquático volte a trazer o lazer, a pesca, o banho, e o consumo as comunidades que ficam próximas ao leito do rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe do Blog do Deuzinho recomenda:
Leia o post antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtue a imagem do Blog ou do Deuzinho Filho;
Pede-se apenas tolerância e bom-senso dos comentaristas;
Não vamos aceitar xingamentos, palavras de baixo calão ou ataques ofensivos de adversários políticos;
Não será tolerado nenhum tipo de ofensa, desrespeito, ou em desacordo com as regras do Blog ou algo do tipo: criticar os leitores ou falar mal do Deuzinho Filho (aqui, nem pensar!).
Se preferir use o e-mail:

verdeuzinho@gmail.com