quarta-feira, 24 de março de 2010

Senado homenageia TV Verdes Mares pelos seus 40 anos de fundação

A TV Verdes Mares, de Fortaleza, no Ceará, que comemora seus 40 anos, foi homenageada pelo Senado na hora do expediente desta quarta-feira (24). O autor do requerimento para a homenagem foi o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Ao falar do fundador da emissora, Edson Queiroz (1925-1982), o senador salientou que o empresário conseguiu dar dimensão nacional ao seu complexo de comunicação, que inclui TV, rádio e jornal, o Diário do Nordeste.
- Quero salientar que o presidente Sarney foi um dos grandes amigos do Edson Queiroz. Foram parceiros de muitas lutas, companheiros de várias grandes reuniões que se faziam pelo Brasil afora e tinham, naquele momento, uma coisa em comum: a ideia da formação de um órgão de imprensa nordestino que pudesse dar voz ao Nordeste brasileiro – disse Tasso, que foi genro do fundador do conglomerado e é casado com a filha de Queiroz, Renata Jereissati, que representou a família, juntamente com a irmã Lenise Queiroz Rocha e o neto e diretor do grupo, Igor Queiroz Barroso.
O senador apontou o “espírito criativo e a percepção única” de Edson Queiroz, cujas instituições que criou hoje fazem parte da vida social e cultural do Ceará. Ele mencionou a criação Universidade de Fortaleza, equipava com o que havia de mais moderno. O jornal Diário do Nordeste, acrescentou, é hoje “um dos mais importantes veículos de difusão da informação livre”.
.
Desigualdades
.
O senador João Tenório (PSDB-AL) disse que os grandes veículos de imprensa brasileiros – jornais, revistas e televisão – concentram-se no eixo Rio-São Paulo. Ressaltando a importância de um veículo que defendesse o Nordeste, João Tenório afirmou que, quando um governo se dispõe a investir em políticas públicas para reduzir as “brutais desigualdades sociais” existentes entre as regiões do Sul e as do Norte e Nordeste, “basta um editorial no jornal Folha de S. Paulo para que ele desista”.
- Essa contribuição de Edson Queiroz foi importantíssima, começou a divulgar a realidade nordestina como um todo – declarou.
.
Fonte: Blog do Tasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe do Blog do Deuzinho recomenda:
Leia o post antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtue a imagem do Blog ou do Deuzinho Filho;
Pede-se apenas tolerância e bom-senso dos comentaristas;
Não vamos aceitar xingamentos, palavras de baixo calão ou ataques ofensivos de adversários políticos;
Não será tolerado nenhum tipo de ofensa, desrespeito, ou em desacordo com as regras do Blog ou algo do tipo: criticar os leitores ou falar mal do Deuzinho Filho (aqui, nem pensar!).
Se preferir use o e-mail:

verdeuzinho@gmail.com