sábado, 1 de maio de 2010

Audiência estipula um prazo de 30 dias para início da obra de contenções do mar no Icaraí

O drama persiste a muitos anos: quando a maré está cheia, as ondas vêm e vão levando barracas, pedras, sujeira e tudo mais que encontram na beira do mar. Avançando sobre o litoral. Fazendo encolher a faixa de areia e causando inúmeros prejuízos aos moradores e visitantes de uma das praias mais freqüentadas de Caucaia. No entanto, depois de estudos e um tempo que fazia a paciência de quem freqüenta a praia sair levada pelas fortes ondas parece que o tormento está perto do fim.
O Ministério Público do Estado do Ceará realizou, na última quarta-feira, 28, audiência pública na qual foi apresentado o projeto de construção de um muro para contenção do avanço do mar. Segundo o promotor de Justiça Ricardo Rocha, na audiência foi estipulado um prazo de 30 dias para início da obra. ``Após os 30 dias, se não tiver iniciado, será realizada nova audiência pública para já confeccionar ação judicial para que a Justiça obrigue os responsáveis a resolver o problema``, diz. O secretário de infra-estrutura de Caucaia, Lúcio Bonfim, explica que o único ``empecilho`` para o início da construção do muro de contenção é uma certidão da Superintendência do Patrimônio da União (SPU). ``Nós mandamos a documentação e estão analisando (para certificar a obra). Disseram que vão liberar para construir. Se liberar, mandamos o documento para o Ministério da Integração Nacional e o Ministério, com a certidão, libera o dinheiro``, afirma. De acordo com Bonfim, construir um ``muro com degraus para dissipação de energia e para evitar que a erosão continue causando danos na praia`` foi a escolha mais barata e menos agressiva ao meio ambiente. Serão gastos R$ 8,2 milhões, dos quais R$ 200 mil são do município. O promotor de Justiça Ricardo Rocha é quem explica o que será feito. ``O projeto consiste na elaboração de uma escadaria de concreto no local degradado. Ela vai barrar o avanço do mar e, ao mesmo tempo, quando há o retorno das ondas, vai retendo areia. Ao final de 5 anos, a praia estará revitalizada``. Segundo Rocha, o sistema, chamado ``bag wall``, já é utilizado em praias dos Estados Unidos e na orla de Maceió/AL. Atualmente, pedras e sacos de areia tentam conter o avanço. O movimento no local, segundo os comerciantes, caiu muito com os problemas causados pelo avanço do mar. Luis Francisco de Sousa, proprietário da barraca Delmar há 38 anos, diz que as pedras ajudam na contenção da água. ``Mas atrapalham o acesso ao mar. O movimento aqui caiu 50%``, reclama. A aposentada Vilma dos Santos e o comerciário João de Castro freqüentam a praia há 20 anos. ``Não tem mais praia. Temos que torcer para tê-la de volta, mas eu não acredito na realização do projeto”, afirma Vilma.
Nós do Blog do Deuzinho acompanhamos todo o drama dos moradores, freqüentadores daquele belo pedaço do nosso litoral. Até que enfim parece que a coisa começa a ser resolvida. Parabéns ao Ministério Publico do Ceará que acelerou o concerto do dilema. Nós do Blog do Deuzinho vamos acompanhar e fiscalizar esta importante obra para o município de Caucaia.
.
Fonte: Jornal O Povo.
Foto: Jornal O Povo.

Um comentário:

  1. Parabéns ao Vereador Deuzinho pelo apoio dado aos moradores do Icaraí nesse Blog. Quero lembrar que desde janeiro anunciaram o início dessa obra, inclusive foi considerada a situação no Icaraí como de emergência, estamos em maio e nada foi feito até agora. É preciso acompanhar essa burocracia dos Governos Federal e Municipal para que as cosias não continuem como estão. O sofrimento é grande e a população de Caucaia merece respeito.

    ResponderExcluir

A Equipe do Blog do Deuzinho recomenda:
Leia o post antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtue a imagem do Blog ou do Deuzinho Filho;
Pede-se apenas tolerância e bom-senso dos comentaristas;
Não vamos aceitar xingamentos, palavras de baixo calão ou ataques ofensivos de adversários políticos;
Não será tolerado nenhum tipo de ofensa, desrespeito, ou em desacordo com as regras do Blog ou algo do tipo: criticar os leitores ou falar mal do Deuzinho Filho (aqui, nem pensar!).
Se preferir use o e-mail:

verdeuzinho@gmail.com