quarta-feira, 11 de agosto de 2010

No dia do Estudante a importância da mobilização política na rede

Hoje parabenizamos todos os Estudantes do Ceará que aprendem a ler o mundo hoje para fazer um amanhã de Mudança de Verdade. No entanto, é na escola que a pessoa tem as primeiras noções de mobilizações.
.
Mas, porque a importância da mobilização na época estudantil?
.
Mobilização Social é o envolvimento não de um ou dois indivíduos, mas da sociedade em geral em prol de um objetivo. É a participação conjunta da comunidade, empresas, governos e organizações sociais para a erradicação de um problema social: a fome, a pobreza, a violência urbana ou doméstica, o descaso com o meio ambiente, o desperdício de energia etc.
.
Como fazer a Mobilização?
.
A primeira fase parte do princípio da conscientização. Conscientizar a comunidade de que aquela atividade desenvolvida pela organização, de alguma forma, contribui para a melhoria do ambiente, das pessoas, da qualidade de vida. Mostrar que ações conjuntas, então, provocam maiores resultados ainda.
Mobilizar pessoas para uma passeata, um protesto, um evento ou apoiar com um candidato que tenha compromisso com as causas reivindicadas é fácil. Difícil é fazer com que mudem de hábitos. Um exemplo claro é a campanha contra a dengue. As propagandas veiculadas pedem que as pessoas não acumulem água parada em recipientes para não proliferar a larva do inseto. Qual a eficácia dessa campanha? Recentemente, foi divulgado que os focos de dengue só diminuem drasticamente quando esses vídeos são mostrados ao público. Ou seja, o processo de mobilização para uma causa de longo prazo é constante.
A escola é uma importante ferramenta para despertar esta vontade própria das pessoas se mobilizarem por alguma causa social – estratégia de construção da democracia. Com os recursos da internet vem cumprindo um importante papel para a sociedade. Além de todos os serviços já conhecidos pelos usuários, cada vez mais a rede é também uma ferramenta de mobilização social. Campanhas diversas sobre consumo consciente, sustentabilidade, doações e projetos sociais em geral, recebem retorno maior quando divulgadas na rede.
A eficácia das campanhas podem ser medidas através de sucessos como a “Faça xixi no banho”, da SOS Mata Atlântica que conseguiu repercussão mundial graças ao comentário da modelo Gisele Bündchen em seu blog. Porém, para Leonardo Cid Ferreira, CEO da agência de marketing digital AD.Brazil, o movimento no país ainda precisa de recursos e amadurecimento. “As redes sociais são raios X da sociedade. Por isso, aqui no Brasil, ainda estamos começando a mobilização para causas sociais pela rede. O brasileiro ainda vê engajamento como caridade. Não é à toa que a mobilização só é realmente forte quando ocorrem tragédias naturais” – diz o empresário.
Para Ferreira, a velocidade da informação circulada na internet é realmente grande, mas para alcançar participação é necessário persistência. "A mídia social é importante para manter o assunto vivo e serve como um espaço para o diálogo. Mas no caso de uma abrangência completa ainda é necessário recorrer aos meios de comunicação tradicionais", conclui
Mobilização é evento, mas também é processo. Mobilização é quantidade, mas também é qualidade. Mobilização é paixão, mas também é razão. Mobilização é reivindicação, mas também é projeto de futuro. Mobilização é comunicado, mas também é comunicação. Mobilização é heroísmo, mas também é cotidiano.
Neste dia dos Estudantes pare e reflita: o que é melhor para Caucaia? Voltar ao passado de coração partido com o descaso? Ficar assim como esta de arrependimento e miséria? Ou dar uma chance a renovação que promete trabalho? Deste os estudantes até os mais experiente é preciso se mobilizar em prol a mudança de verdade que todos tanto desejam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe do Blog do Deuzinho recomenda:
Leia o post antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtue a imagem do Blog ou do Deuzinho Filho;
Pede-se apenas tolerância e bom-senso dos comentaristas;
Não vamos aceitar xingamentos, palavras de baixo calão ou ataques ofensivos de adversários políticos;
Não será tolerado nenhum tipo de ofensa, desrespeito, ou em desacordo com as regras do Blog ou algo do tipo: criticar os leitores ou falar mal do Deuzinho Filho (aqui, nem pensar!).
Se preferir use o e-mail:

verdeuzinho@gmail.com