segunda-feira, 11 de julho de 2011

UVC prepara documento para regulamentar o aumento no número de Vereadores nas Câmaras Municipais do Ceará

A União dos Vereadores do Ceará (UVC) está elaborando um documento para orientar as Câmaras Municipais sobre os procedimentos para ampliação do número de vereadores. A informação é do presidente da instituição, Deuzinho Filho, ao esclarecer que o aumento do número de vereadores está assegurado na Constituição Federal. Ele faz questão de ressaltar que, para assegurar o direito estabelecido pela Emenda Constitucional Nº 58, é preciso que a Lei Orgânica do Município seja alterada até o fim de setembro próximo. Esclarece também que nenhum Município está obrigado a ampliar o número de vereadores e argumenta que essa questão deve ser discutida com a população local. Por isso, explica Deuzinho Filho, a UVC está elaborando um documento, orientando as câmaras sobre todos os procedimentos a serem adotados. Esse documento será distribuído neste mês de julho. Nas recomendações, orienta as câmaras a realizarem audiência pública para debater com a população se há necessidade de ampliar a quantidade de vereadores e quantas vagas devem ser criadas. A constituição estabelece limites que não podem ser ultrapassados, mas não impede de uma câmara permanecer com o número atual ou aumentar as vagas em quantidade inferior a que é permitida. Adverte, no entanto, que qualquer alteração terá de ser feita modificando a Lei Orgânica do Município.



Número de Vereadores em Caucaia:


O município de Caucaia poderá aumentar o número de Vereadores na Câmara Municipal para até 23 Vereadores de acordo com o número de habitantes. Isso depende de aprovação de lei pelos atuais vereadores.

Blog Guto Mota com adaptação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe do Blog do Deuzinho recomenda:
Leia o post antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtue a imagem do Blog ou do Deuzinho Filho;
Pede-se apenas tolerância e bom-senso dos comentaristas;
Não vamos aceitar xingamentos, palavras de baixo calão ou ataques ofensivos de adversários políticos;
Não será tolerado nenhum tipo de ofensa, desrespeito, ou em desacordo com as regras do Blog ou algo do tipo: criticar os leitores ou falar mal do Deuzinho Filho (aqui, nem pensar!).
Se preferir use o e-mail:

verdeuzinho@gmail.com