quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Hoje é o Dia da Padroeira dos Sítios Novos: Nossa Senhora da Conceição


Na tradição católica, Maria, mãe de Jesus, foi concebida sem a “mancha do pecado original”, daí Imaculada Conceição. Entre os fiéis, a pureza e santidade de Maria sempre foram exaltadas nas liturgias, o que levou antigos teólogos a se aprofundarem nas discussões sobre o assunto.


Sabe-se que os escritos cristãos do século II já relacionavam Maria como a nova Eva, ao lado de Jesus, o novo Adão, na luta contra o mal. O Protoevangelho de Tiago, obra apócrifa antiga, narrava que Nossa Senhora era diferente dos outros seres humanos. No século IV, Santo Efrém, diácono, teólogo e compositor de hinos, propunha que só Jesus Cristo e Maria de Nazaré nasceram limpos e puros de toda a mancha do pecado. 



Já no século VIII se celebrava a festa litúrgica da Conceição de Maria no dia 8 de dezembro, ou nove meses antes da festa da natividade de Nossa Senhora, comemorada no dia 8 de setembro. No século X a Grã-Bretanha celebrava a Imaculada Conceição de Maria.



HOMENAGEM À NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO PADROEIRA DA TERRA DO NOSSO QUERIDO DEUZINHO (SÍTIOS NOVOS). Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe do Blog do Deuzinho recomenda:
Leia o post antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtue a imagem do Blog ou do Deuzinho Filho;
Pede-se apenas tolerância e bom-senso dos comentaristas;
Não vamos aceitar xingamentos, palavras de baixo calão ou ataques ofensivos de adversários políticos;
Não será tolerado nenhum tipo de ofensa, desrespeito, ou em desacordo com as regras do Blog ou algo do tipo: criticar os leitores ou falar mal do Deuzinho Filho (aqui, nem pensar!).
Se preferir use o e-mail:

verdeuzinho@gmail.com